quinta-feira, 28 de abril de 2016

A Vespa completa 70 anos


A empresa italiana Piaggio foi fundada em 1884 por Rinaldo Piaggio. Com sede em Gênova, inicialmente dedicada à fabricação de vagões ferroviários e peças de reposição para estes, motores e carrocerias. No entanto, a grande história da Piaggio vêm muitos anos depois ...


© Autocosmos.com


© Autocosmos.com

Enrico Piaggio, filho de Rinaldo, teve a brilhante idéia de construir um meio de transporte destinado a todos os consumidores e que, acima de tudo ser um baixo produto de custo. Para atingir este objetivo, ele contratou Corradino D'Ascanio, que colaborou na criação do rotor de helicópteros e desenvolveu a ideia de uma bicicleta para embrulhar um condutor sentado. Então, o scooter Vespa apareceu em público na primavera de 1946.

© Autocosmos.com

© Autocosmos.com

Era um veículo prático e econômico destinado principalmente profissionais e mulheres, o que poderia, eventualmente, conduzir uma motocicleta sem sujar de lama ou óleo, e, no caso das damas, mesmo usando uma saia.

© Autocosmos.com

© Autocosmos.com

Após um período experimental breve em alguns meses Piaggio esmagou a concorrência existente no mercado. Um dos pilares deste evento foi a comunicação do produto, muito bem sucedidos cartazes, mas, sem dúvida, foi o cinema em última instância responsável para o sucesso, tornando-se o símbolo da pós guerra da Itália, através de suas numerosas aparições em filmes.


© Autocosmos.com

© Autocosmos.com

Seu sucesso tremendo foi feito possível por 1949 tinha 171200 unidades nas ruas de 114 mercados, com uma produção que se espalhou para 13 países. Dez anos após o lançamento, eles já tinham feito um milhão de Vespas. Em 1969 Piaggio Gilera adquiriu um dos seus concorrentes, e em 1970 criou uma aliança com Zanella.

© Autocosmos.com

© Autocosmos.com

Para 1988 já tinham sido vendidos mais de 10.000.000 de scooters, a série Vespa PX sendo a mais bem sucedida até agora. Em 2004 Piaggio comprou Moto Guzzi e Aprilia, enquanto ainda revelando novos modelos que posição como a maior fabricante de scooters no mundo.

© Autocosmos.com

"É surpreendente para ver como um produto concebido após a guerra e 
para andar na rua pela primeira vez em 1946, ainda hoje, continue a 
estar em vanguarda em nossas cidades."



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.